Que o protetor solar é indispensável no dia-a-dia e nas nossas viagens a gente está careca de saber. Agora, o que significa toda aquela sopa de letrinhas UV, UVA, UVB, FPS…? O PPV vai te dar uma forcinha para entender alguns desses mistérios.
As abreviações de raios UV, UVA, UVB e FPS estão estampadas em todos os rótulos deste tipo de produto e entendê-las antes da próxima compra é mais importante para a saúde da pele do que se imagina.
Alguns rótulos de dermocosméticos podem gerar dúvidas por conta de suas abreviações. Porém, é importante entendê-las para fazer a melhor escolha, de acordo com a necessidade de cada pele.
A convite da Helioderm, a dermatologista Vanessa Perusso, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, esclarece de uma vez por todas as siglas do protetor solar. Entenda:
RAIOS UV
“UV é a sigla para raios ultravioleta, um tipo de radiação eletromagnética transmitida a partir do Sol”, explica a especialista e comenta, “esse agente pode ser responsável por uma série de problemas causados à região cutânea, como o surgimento de manchas, melasma e envelhecimento precoce”. Vanessa ainda reforça que esses raios são invisíveis, mas estão presentes em todas as épocas do ano, seja no verão ou inverno.
RAIOS UVA
“Os raios UVA são a variação do ultravioleta tipo A. Essa categoria de radiação está presente na emissão dos raios solares o dia inteiro e em qualquer clima, seja ela nublado, frio ou quente, além de ter um alto poder de ultrapassar qualquer obstáculo”, esclarece Vanessa. Isso quer dizer que os raios UVA excedem vidros e janelas e penetram na pele de forma profunda. Por isso, este é um dos motivos para se usar protetor solar mesmo dentro de casa. Ainda de acordo com a dermatologista, os raios ultravioleta A estão associados ao ao envelhecimento precoce da derme e manchas solares.
RAIOS UVB
“Já os raios UVB são a categoria de ultravioleta tipo B. Eles estão presentes na emissão dos raios solares entre as 10h e 16h, quando incidem diretamente e com maior intensidade no planeta. Embora penetrem de maneira superficial sobre a pele, os raios UVB são os maiores responsáveis pelo câncer de pele. Por esse motivo deve-se evitar a exposição direta ao sol neste período”, alerta a profissional.
FPS
“A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar e indica a potência do produto contra os raios UVA e UVB. Hoje o mercado oferece uma grande variedade de fatores de proteção, no entanto, para o dia a dia o FPS 30 é suficiente. Durante a exposição ao sol, o FPS 50 cumpre bem o papel de proteger a pele e precisa ser reaplicado a cada duas horas ou quando houver sudorese em excesso e contato com a água da piscina e do mar.”
Mas afinal, como escolher o protetor solar ideal?
“Não existe uma única resposta certa, porque cada pessoa tem um tipo de pele. O que pode ser observado na hora da escolha são as características da formulação que são agradáveis a grande maioria das pessoas. Isso vai desde o toque seco, fórmula não oleosa, rápida absorção, agentes hidratantes e resistência à água e ao suor”.
O PPV recomenda que se você ainda tiver dúvidas, procure a orientação de um médico dermatologista antes de comprar seu protetor solar.