A Viva Air, empresa aérea colombiana de baixo custo (low cost), anunciou ontem, por volta das 23h (de Brasília), a suspensão de todas as suas operações. Estima-se que mais de 18 mil passageiros sejam afetados diretamente com a medida. A empresa vinha passando por problemas financeiros nos últimos meses.
O fato acontece logo após a Aeronáutica Civil Colombiana ter brecado uma proposta de fusão da Viva Air com a Avianca, principal companhia aérea da Colômbia, que poderia salvar a low cost da falência. Mais de 5 mil funcionários podem ser afetados com essa decisão.
Nesse momento, centenas de passageiros aguardam realocação em voos de outras companhias, e há dezenas de brasileiros entre eles. A Viva Air mantinha operação regular da Colômbia de/para São Paulo (GRU) e conectava os passageiros de lá para diversos destinos, como Estados Unidos e México.
Ao Pronto Pra Viajar, o perfil Passageiro de Quinta (@passageirodequinta), conhecido pelas suas postagens sarcásticas e bem humoradas do mundo das viagens no Instagram, informou que está ajudando pessoas de sua comunidade que estão em apuros na Colômbia por conta do cancelamento dos voos.
Uma passageira, membro da comunidade do P5A e que havia comprado a passagem pelo site da GOL, teve que comprar um novo bilhete nesta manhã para retornar ao Brasil, já que a Viva Air pediu 72 horas para realocá-la em outro voo, porém ela tinha compromissos e não foi possível aguardar.
A comunidade do P5A surgiu a partir das próprias dificuldades que os seguidores do perfil de humor passavam em suas viagens. “Vimos ali uma oportunidade de ajudar as pessoas, e ao mesmo tempo de negócios“, afirma Andre “Di Quinta”, um dos sócios do canal.
Se você tem um voo pela Viva Air, acompanhe as informações no site oficial da empresa sobre remarcações ou consulte a sua agência de viagens.
Colaborou André Coutinho