Azul, GOL e LATAM anunciam operações especiais no Rio Grande do Sul

Com o objetivo de ampliar a logística e auxiliar as regiões afetadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, Azul, GOL e LATAM anunciaram operações especiais temporárias na região. A medida facilitará o transporte de suprimentos e pessoas para os locais mais impactados. Confira como será a operação especial e ações de cada companhia aérea‎:

AZUL

A Azul anunciou que realizará 110 operações extras para o mês de junho de 2024. Com a suspensão das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em decorrência da catástrofe climática enfrentada no Rio Grande do Sul, a Companhia realocou as aeronaves para novas rotas no Brasil.

Os aeroportos que receberão o maior número de voos extras são Viracopos, em Campinas, com um total de 38 operações, Belo Horizonte com 18, e Curitiba e Florianópolis com 12 e 10, respectivamente.

O Rio Grande do Sul continuará recebendo operações saindo de Campinas para os aeroportos de Santa Maria e Santo Ângelo, e de Curitiba para o aeroporto de Uruguaiana.

Nas operações que começam no dia 1º de junho e estão programadas até o dia 30, os Clientes terão novas opções de voos e horários partindo de Campinas para as cidades de Belém, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Joinville, Maceió, Natal, Belo Horizonte e Petrolina.

Já o BH Airport terá novas rotas para Belém, São Paulo, no aeroporto de Congonhas, Campinas, Florianópolis e Salvador. As vendas para os voos extras de junho já estão disponíveis nos sites da Azul, Azul Viagens, na Central de Vendas da Azul e nas agências de viagens parceiras.

“Atualmente, o foco está em estabelecer soluções de conectividade que garantam o acesso ao transporte aéreo para os Clientes no Rio Grande do Sul. Queremos minimizar os transtornos e assegurar que as necessidades de viagem dos gaúchos sejam atendidas de alguma forma”.

Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul

Ação humanitária da Azul

Por meio de uma campanha interna e externa, a Azul conseguiu arrecadar cerca de 1,5 mil toneladas de doações pelo país, nos aeroportos em que opera seus voos e lojas da Azul Cargo e Azul Viagens. Agora, encerradas, temporariamente, as arrecadações, todo esforço está voltado ao transporte desses donativos ao Rio Grande do Sul.

Para manter a ajuda aos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, a companhia criou também um Fundo Social Humanitário para angariar recursos e prestar apoio às pessoas impactadas. O objetivo é manter esse Fundo para apoiar futuramente vítimas de desastres naturais e crises sociais de grandes proporções. As doações, sempre em espécie e sem valor mínimo, poderão ser efetuadas via transação bancária. Os dados da conta são: Banco Itaú, Ag. 0910, C/C 0099704-8, Associação Voar, CNPJ 35094152/0001-85.

GOL

A GOL Linhas Aéreas criou uma malha de voos especial para atender a região Sul até o final de maio. Solidária ao povo do Rio Grande do Sul, que atravessa uma situação de calamidade pública com as enchentes que afetaram todo o Estado e interditaram por tempo indeterminado o aeroporto de Porto Alegre (POA), a Companhia terá novos voos para seus Clientes nos aeroportos de Caxias do Sul (CXJ), Florianópolis (FLN) e Passo Fundo (PFB), bem como prioriza a operação com aviões maiores em Chapecó (XAP).

A partir do dia 14 de maio, serão disponibilizados dois voos extras diários para a capital catarinense, um a partir de Congonhas (CGH) e outro a partir do Galeão (GIG). Florianópolis tem sido um dos principais pontos de apoio para Clientes afetados pelos cancelamentos em Porto Alegre e foi escolhida devido à infraestrutura aérea e terrestre para receber mais passageiros e cargas. O aumento de oferta da companhia chega a 15% em Florianópolis.

Em Passo Fundo, que hoje é atendida com até três voos semanais para Guarulhos com aeronaves 737-700, com 138 lugares, a GOL aumentará sua oferta com voos diários, e operados por aeronaves 737-800, com 48 assentos a mais por decolagem até o final de maio. Na cidade do interior gaúcho a GOL amplia em 195% a oferta de assentos no período. A GOL também aguarda autorização para incluir voos extras para Caxias do Sul (CXJ) a partir de Congonhas.

Em todos os voos extras nesse período, a GOL também levará donativos nos porões das aeronaves que serão escoados via terrestre para distribuição em cidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes. Com as medidas adotadas para aumento de oferta, a disponibilidade de transporte de cargas e mantimentos no porão das aeronaves cresce para até 670 toneladas.

A Companhia já realizou um voo extra com passageiros e que também levou donativos recolhidos pela Defesa Civil de São Paulo na segunda-feira, dia 6/5, entre Congonhas (CGH) e Caxias do Sul (CXJ), com 4,5 toneladas em cobertores/mantas, colchões, água, vestimentas e antenas de internet. Nesta quinta-feira (09/05), a Companhia operou sua aeronave cargueira em parceria com o Mercado Livre na base aérea de Canoas (RS). Foram transportadas 20 toneladas em doações. Entre os itens transportados estão água, medicamentos, roupas, e brinquedos infantis.

Remarcação de bilhetes de voos com origem ou destino a Porto Alegre e Pelotas

Os Clientes que desejarem remarcar seus voos chegando ou partindo do aeroporto de Porto Alegre (POA) ou de Pelotas (PET) poderão fazê-lo através do site da Companhia, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a Companhia ou reembolso integral, além de isenção da taxa de remarcação para remarcações em voos da Companhia. É dada também a opção de migração da reserva para bases no Sul como Florianópolis, Passo Fundo, Caxias do Sul e Chapecó.

Voos extras GOL (região Sul) – de 14 a 30 de maio

São Paulo/Congonhas – Florianópolis

Rio de Janeiro/Galeão (GIG) – Florianópolis (FLN)

Passo Fundo (PFB) – Guarulhos (GRU)

São Paulo (CGH) e Caxias do Sul (CXJ)
(Aguardando aprovação das autoridades aeronáuticas)

LATAM

A LATAM definiu uma malha aérea emergencial que adiciona 46 voos extras semanais entre São Paulo (SP) e os aeroportos de Jaguaruna (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS) a partir da sexta-feira (10/5). A medida foi tomada para manter Porto Alegre (RS) e sua região metropolitana conectada com o restante do Brasil e atendida em suas necessidades de transporte de pessoas e cargas. As operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas até 30 de maio em virtude dos impactos das fortes chuvas.

No período, a operação Guarulhos-Florianópolis-Guarulhos será temporariamente ampliada de 10 para 14 voos diários, Guarulhos-Jaguaruna-Guarulhos passará de 2 para 4 voos diários, enquanto a operação na Serra Gaúcha receberá mais 4 voos semanais na rota Guarulhos-Caxias do Sul-Guarulhos, somadas às 10 já existentes na rota Congonhas-Caxias do Sul-Congonhas. Adicionalmente, a LATAM aguarda da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a suspensão da medida cautelar que limita o número de voos no aeroporto de Caxias do Sul (RS), o que permitirá adicionar outros 10 voos extras semanais na localidade.

Todas as rotas com incrementos emergenciais da LATAM na Região Sul do Brasil são operadas com aeronaves A321 (capacidade para até 216 passageiros) e A320 (capacidade para até 174 passageiros).

A LATAM reforça que clientes que já adquiriram bilhetes com origem ou destino em Porto Alegre podem realizar a mudança de aeroporto de forma autônoma diretamente na seção “Minhas Viagens” em latam.com ou solicitar cancelamento com reembolso integral. A companhia também orienta os clientes que confirmem o status de seus voos em https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status

Related post