Check-in automático da LATAM permite redução de tempo de espera no aeroporto

A LATAM informou que 79% dos seus passageiros de voos domésticos no Brasil já utilizam o serviço Check-in Automático, que está disponível desde fevereiro de 2022. O número equivale a um pouco mais de 7 milhões de clientes. Segundo a empresa, este processo permite que o passageiro economize até 20 minutos no tempo de espera e atendimento no aeroporto.

A dinâmica é simples: ao fazerem a reserva e efetuarem a compra do bilhete, os passageiros recebem automaticamente um cartão de embarque virtual por e-mail e no aplicativo da empresa, que é atualizado de forma dinâmica com todas as informações necessárias, permitindo com que se dirijam diretamente ao portão de embarque do seu voo ao chegar no aeroporto.

“Estamos muito felizes pela marca que alcançamos com esta inovação. Queremos que os nossos clientes cheguem ao aeroporto “prontos para voar”, sem perder tempo com filas e burocracias. E é exatamente por isso que temos investido em tecnologias, inovações e melhorias em nossos processos”.

Rafael Walker, diretor de Customer Care do Grupo LATAM Airlines

Em novembro de 2021, no Brasil, a adesão dos passageiros ao Check-in Automático da LATAM era de 65%. Agora, esse volume chegou a 79%, o que mostra uma evolução na utilização do serviço por parte dos clientes. Apesar da inovação, é importante reforçar que a LATAM mantém nos aeroportos as posições para atendimento presencial de clientes com prioridades por lei e outros serviços.

Tecnologia permite também “Self Bag Drop”

Dentro do contexto de Transformação Digital da LATAM e com o intuito do passageiro economizar o seu tempo, vale destacar que a companhia também já implementou em nove aeroportos brasileiros o serviço de Etiqueta e Despacho de Bagagem Express (self bag drop). Aqui, o próprio passageiro imprime e pesa a bagagem antes de despachar. Atualmente, o serviço já está disponível nos aeroportos de Belo Horizonte/Confins, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis. Com ele, o passageiro realiza diretamente nos terminais de autoatendimento a impressão da etiqueta, já com os seus dados, e fixa em sua bagagem. No balcão de entrega de bagagem express, realiza a pesagem e o escaneamento do cartão de embarque e da etiqueta. Caso a bagagem esteja dentro do limite de 23 quilos, a esteira leva o item diretamente para ser acomodada no compartimento inferior da aeronave. Confira no vídeo abaixo como é o processo.

Related post