EUA deixarão de exigir teste de covid para turistas neste domingo

Atualização da notícia 10/06/22 – 22h00

O secretário do HHS – Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra, confirmou nesta sexta (10) que os EUA não exigirão mais os testes de Covid-19 antes da partida para viajantes aéreos com destino aos EUA, a partir de domingo (12). A medida ocorre após 17 meses do decreto que passou a exigir o teste aos passageiros internacionais que desembarcam de avião no país. “Esta etapa é possível devido ao progresso que fizemos em nossa luta contra a Covid-19. No momento, temos vacinas que salvam vidas e tratamentos amplamente disponíveis”, afirma Becerra. Ele reforça ainda que, se necessário, o país pode retomar a qualquer momento a obrigatoriedade do teste, pois “garantir a segurança e o bem-estar dos americanos é uma prioridade”.

O anúncio foi feito logo após a recomendação do CDC – Centro de Controle de Doenças americano, e de um intenso lobby das companhias aéreas e do setor de viagens e turismo como um todo com o governo Biden nas últimas semanas. “A pandemia de Covid-19 agora mudou para uma nova fase, devido à ampla aceitação de vacinas altamente eficazes, à disponibilidade de terapias eficazes e ao acúmulo de altas taxas de imunidade induzida por vacinas e infecções em nível populacional nos Estados Unidos. Cada uma dessas medidas contribuiu para reduzir o risco de casos graves da doença e mortes“, diz o comunicado do CDC.

A novidade deve aquecer ainda mais o movimento dos aeroportos, hotéis e atividades turísticas e eventos nos Estados Unidos, principalmente por conta do início da temporada de verão no hemisfério norte. As viagens de negócios também tendem a aumentar com a chegada das novas regras de entrada.

A medida que entra em vigor a partir da meia noite de domingo deve passar por reavaliação em 90 dias.

Publicação original – 10/06/22 – 12h51

Os Estados Unidos devem anunciar ainda hoje o fim da obrigatoriedade da apresentação do teste de Covid-19 negativo para entrada no país. O comprovante de vacinação deve seguir obrigatório.

Fontes da Casa Branca já confirmaram para a imprensa norte-americana que a decisão já foi tomada e que o anúncio deve ser feito nas próximas horas.

A medida deve entrar em vigor já a partir do próximo domingo, 12 de junho.

Related post