A partir de 2023, as viagens de brasileiros para a Europa devem ganhar mais uma burocracia (e um custo!). Isso porque a Comissão Europeia resolveu criar uma autorização online de viagem que será obrigatória para todos os passageiros que atualmente são isentos de vistos para entrar na Europa.
A novidade se chama Etias (Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) e já deve se tornar obrigatória partir de 2023 para turistas, viagens comerciais, trânsito na Europa e para fins médicos.
Nas regras atuais, os viajantes com passaporte brasileiro podem entrar no chamado Espaço Schengen, que é composto por 26 países, e permanecer na Europa por até 90 dias sem a necessidade de visto ou autorizações.
O Espaço Schengen é uma área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, nesse espaço, cidadãos brasileiros podem ingressar sem necessidade de visto e, caso desejem circular entre os países do Acordo de Schengen, não precisarão apresentar seus passaportes nas fronteiras.
Com a chegada do Etias, os brasileiros deverão preencher o formulário online e solicitar a autorização de entrada na Europa de forma antecipada. Além disso, será cobrada uma taxa de 7 Euros. Em seguida, se aprovada, a autorização será enviada por e-mail ao solicitante.
Com o Etias, os dados dos solicitantes serão compartilhados e rastreados em bancos de dados de segurança europeus. O objetivo da medida, segundo os órgãos oficiais europeus, é identificar e prevenir possíveis ameaças aos países do Schengen.
- Para mais informações oficiais sobre o Etias, acesse este link
- Para mais informações sobre o Espaço Schengen, acesse a cartilha da Comissão Europeia neste link