Gol e Avianca se juntam e mexem com os rumos do setor aéreo na América Latina

A Gol Linhas Aéreas e a colombiana Avianca anunciaram nesta quarta (11) a criação do Grupo Abra, empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido. Segundo comunicado ao mercado, o objetivo é “criar um grupo líder em transporte aéreo na América Latina”.

Após as aprovações regulatórias, que devem acontecer no segundo semestre deste ano, o Grupo Abra controlará a Avianca e a Gol, reunindo as duas marcas em uma única holding. O novo grupo terá também participação em duas companhias de baixo custo, a Viva na Colômbia e no Peru, e a Sky Airline, no Chile.

As duas aéreas passarão a compor uma estrutura compartilhada de operação e almejam ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos. Avianca e Gol continuarão mantendo independentes suas marcas, equipes e cultura, enquanto se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador.

O Grupo Abra será co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista controlador da Gol e liderado por executivos com larga experiência em transporte aéreo e em atuação regional.

O CEO da nova empresa, Constantino de Oliveira Junior, conta que investidores financeiros já se comprometeram a injetar US$ 350 milhões em ações do Grupo Abra após o fechamento e que o objetivo dessa fusão é tornar as viagens de avião ainda mais acessíveis à população da América Latina.

A busca por novos mercados também está nos planos do Abra. Roberto Kriete, que assume como chairmain, afirma que Avianca e Gol terão a chance de expandir as suas operações, alcançando mercados que não estão presentes hoje. A ideia é investir e aumentar a participação em voos de longa distância e de transporte de carga.

A Avianca é a companhia aérea líder na Colômbia, Equador e América Central e possui uma frota formada por 110 aeronaves, conectando 65 destinos nas Américas e Europa. A brasileira Gol é considerada a empresa de mais baixo custo unitário da América Latina, com uma frota de 142 aeronaves.

Related post