Na última segunda-feira (01), a Gol Linhas Aéreas se posicionou oficialmente sobre o suposto caso de racismo com uma passageira em uma de suas aeronaves no Brasil, caso que ganhou grande repercussão na mídia.
A cliente foi retirada pela Polícia Federal do voo 1575 que partia de Salvador no dia 28 de abril, após um desentendimento com tripulantes por conta de transporte de sua bagagem. Diversos vídeos do fato circularam nas redes sociais nos últimos dias. Agora, o caso deve ser investigado pelas autoridades.
Confira na íntegra a nota que a empresa publicou em seu site:
“Nota à Sociedade
GOL INFORMA
01/05/2023
A GOL lamenta a experiência da Cliente no voo G3 1575, em 28 de abril de 2023, se solidariza com todas as mulheres negras e respeita todas as manifestações relacionadas ao caso ocorrido. Estamos acompanhando de perto as repercussões que estão ocorrendo nas redes sociais, na imprensa e na sociedade em geral.
Desde o primeiro momento nosso time está trabalhando initerruptamente para compreender o que se passou com a Cliente e tomar as providências cabíveis. A Companhia está à disposição para colaborar com as autoridades e, também contratou empresa independente com a finalidade de elucidar o caso.
Temos consciência de que por séculos o racismo foi negligenciado do debate público no Brasil e no mundo. A GOL reconhece que, como empresa brasileira que emprega milhares e transporta milhões de pessoas, não pode se eximir da responsabilidade na luta antirracista.
Como demonstração dos nossos esforços e para compartilhar as nossas ações com todos os que nos acompanham e se interessam pela GOL, trazemos à luz o que a Companhia vem fazendo a fim de diminuir a distância entre o que somos e o que queremos ser:
- Nosso Comitê de Ética está sendo envolvido ativamente no tratamento deste caso e estruturalmente no tema da luta antirracista na Companhia. Especialmente nos últimos anos, o olhar de uma liderança preta no comitê é relevante e tem nos ajudado fortemente a trabalhar no aprofundamento do entendimento do racismo estrutural.
- Para promover o letramento da nossa comunidade interna, realizamos rodas de conversa entre colaboradores e pessoas que possuem lugar de fala.
- Fomos um dos integrantes da Assembleia de Criação do Pacto de Promoção da Equidade em fevereiro de 2022, e nos tornamos associados para guiar nossos esforços e direcionar nossa evolução como uma empresa diversa.
- Temos um Canal de Ética ativo e incentivamos que Colaboradores, Clientes e Investidores o acionem a qualquer momento em que evidenciarem ou suspeitarem de qualquer comportamento antiético.
Dispomos de grupos de diversidade e equidade, entre eles o Grupo de Equidade Racial (Cores & Elos), do qual fazem parte colaboradores que representam várias áreas da empresa para serem ouvidos, desenvolvendo ações e metas que dão o direcionamento nas estratégias da organização em relação ao tema. - Entendemos que temos por dever acelerar a mudança e não poupamos esforços para sermos uma empresa inclusiva e diversa. Isso é parte do DNA da GOL. Nossos colaboradores formam um time de pessoas das mais diferentes origens sociais, profissionais, gêneros, faixas etárias e raças, além de pessoas com deficiência. A diversidade é uma das maiores forças da Companhia, e é ela que nos permite caminhar na construção de um diálogo cada vez mais próximo com toda a sociedade brasileira e buscar ser sempre melhor.
Esta carta é, portanto, um retrato do quanto a GOL já faz e um reconhecimento do quanto ainda precisa protagonizar na luta antirracista e pela diversidade. Dessa ocorrência em Salvador deixamos aqui o nosso compromisso em melhorar, dar mais um passo, corrigindo sempre o que tiver para ser aprimorado.
Exatamente como fazemos desde a nossa fundação, há mais de 22 anos, quando surgimos com o propósito de democratizar o acesso à aviação, vamos continuar a trabalhar, incansavelmente, para aumentar o uso do transporte aéreo por todos, de diferentes faixas de renda, origens sociais, regiões do país, religiões e raças. Nos sentimos privilegiados por já termos transportado milhões de brasileiros e, com humildade, seguiremos trabalhando para melhorar a qualidade dos nossos serviços e as nossas relações com as pessoas.
Nos mantemos firmes no propósito de sermos a Primeira para Todos.“