A LATAM Airlines deve começar a apertar o cerco para quem leva bagagens de mão que ultrapassarem os limites permitidos pelas normas brasileiras e descritos pela companhia em seu site. Após a divulgação da notícia pelo Diário do Nordeste na última semana, de que a LATAM passaria a cobrar taxas por excesso de bagagem de mão, o Pronto Pra Viajar entrou em contato com a LATAM, que esclareceu o fato por meio de nota:
“A LATAM informa que as regras da companhia para bagagem de mão, incluindo a quantidade de volumes e as medidas máximas (altura, comprimento e profundidade) permitidas estão disponíveis em https://www.latamairlines.com/br/pt/experiencia/prepare-sua-viagem/bagagem/bagagem-de-mao.
Durante o embarque, verificaremos se todos os nossos clientes estão cumprindo tanto com a quantidade de bagagens permitidas em sua tarifa, como também com as medidas (tamanho da mala) indicadas nesta página. Caso a bagagem exceda a quantidade ou medidas permitidas, será cobrada uma taxa para que seja enviada ao porão do avião”.
É importante lembrar que a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil estipula um peso máximo de 10kg e tamanho de 55cm X 35cm X 25cm para bagagens de mão em voos domésticos, mas cada empresa aérea pode definir livremente as próprias medidas para voos domésticos ou internacionais.
Portanto, antes de ir para o aeroporto, certifique se sua mala está dentro dos padrões informados no site da companhia e evite transtornos.