Uma pesquisa encomendada pela Booking.com, plataforma digital de reservas de hospedagem, indicou 3 tendências para quem está de olho no planejamento da sua próxima viagem, seja a lazer ou trabalho. Segundo a empresa, foram entrevistados mais de 24.000 viajantes de 31 países e territórios.
Para o Brasil, o resultado reflete muito ainda a realidade de uma pandemia em curso no mundo, porém indica que a confiança e compreensão das pessoas e do setor de turismo frente as incertezas do cotidiano pode fazer toda a diferença daqui para frente. É um novo jogo que o mercado vai ter que se acostumar. É provável que quem souber e puder dosar melhor essa balança da oferta e da procura terá mais negócios convertidos em menor tempo.
Confira as tendências:
1. Aceitando o imprevisível
A incerteza é uma das certezas para as viagens em 2022. E, embora ninguém possa mudar ou prever cada nova surpresa ou desafio que o destino reserva, os viajantes estão preparados para aceitar a imprevisibilidade do “novo normal”, já que a flexibilidade se tornou uma das prioridades no planejamento das viagens para 2022 e para os próximos anos.
No Brasil, apesar de o preço (52%) e o destino (42%) ainda serem os itens mais importantes para os viajantes, eles são seguidos pela flexibilidade no cancelamento (18%). No geral, o setor de viagens vai continuar a priorizar a flexibilidade, já que os viajantes brasileiros mencionam como as 3 principais prioridades para 2022 e para os próximos anos: a garantia de não perder dinheiro (42%), a possibilidade de cancelar (21%) e a possibilidade de reagendar gratuitamente (23%).
A Booking.com, seguindo essa tendência, conta com opções de alteração de datas para os parceiros, além de dar destaque às propriedades que optaram por disponibilizar políticas flexíveis nos resultados de pesquisa. Devido à incerteza que os viajantes continuam a vivenciar, não é nenhuma surpresa que a flexibilidade continue mantendo sua importância, mas essa tendência mostra a oportunidade que os parceiros que adaptam seus preços, disponibilidade e flexibilidade têm de se preparar da melhor forma possível para seus negócios.
2. Ressignificando as férias e o home office
Quando a pandemia chegou, as casas das pessoas se transformaram também em escritórios, com o trabalho remoto. Agora, a pesquisa mostra dois cenários que estão surgindo. Sem precisar passar 5 dias por semana em um escritório, algumas pessoas estão buscando estender a experiência de férias em novos lugares, ao passar 1 ou 2 semanas a mais para trabalhar de maneira remota no destino. Enquanto isso, outros querem apenas se desconectar do trabalho e deixar tudo para trás durante a viagem.
A pesquisa aponta que, em 2022, haverá um aumento significativo na quantidade de pessoas que deseja reassumir o controle do seu período de férias. Para 75% dos viajantes brasileiros, esse deve ser um período totalmente livre de qualquer tipo de trabalho. O trabalho remoto trouxe mais flexibilidade. Apesar disso, 58% das pessoas do país prefeririam passar menos tempo de férias se elas pudessem se desligar completamente.
Para quem quer trabalhar de qualquer lugar, a Booking.com investiu na inteligência das suas buscas para que os clientes encontrem mais rapidamente soluções nesse perfil, para propriedades que possuem comodidades e serviços essenciais, como Wi-Fi grátis por exemplo.
3. Preferências dos viajantes: “quem” e “onde”
Um viajante pode ter passado longos períodos com seus entes queridos durante a pandemia, ou pode querer recuperar o tempo perdido. A pesquisa aponta que os viajantes brasileiros devem continuar a apreciar sua próxima aventura com parceiros (89%), família (90%) ou amigos íntimos (77%).
Apesar disso, as férias de 2022 também serão uma grande oportunidade de sair e conhecer pessoas, dado que 73% dos viajantes do país querem conhecer gente nova durante uma viagem. Por isso, pretendem usar as férias como uma oportunidade de expandir seu círculo social – 79% dos brasileiros estão ansiosos para socializar durante as férias.
Independentemente da companhia, em 2022, o setor vai ver pessoas de todos os tipos optando por privacidade, espaço e pelos benefícios de uma acomodação inteira, já que 58% dos viajantes brasileiros afirmam que escolheriam um apartamento em vez de outros tipos de acomodação. Mesmo quem viaja com mais membros da família afirma que pode se hospedar em um apartamento (57%).
Analisando o cenário para esse ano, a plataforma percebeu que as pessoas estão muito animadas e ansiosas para voltar a viajar, seja no próprio país, ou no exterior, seja para uma viagem que vai marcar a vida toda ou apenas o resultado de dizer ‘sim’ para uma oportunidade de viagem que surgiu.
Metodologia utilizada
A pesquisa Previsões de Viagem para 2022 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.055 pessoas em 31 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2021.