ENTREVISTA: Qatar Airways vê mercado consistente no Brasil e amplia operação durante a Copa

De uns anos para cá, os brasileiros descobriram e adotaram uma companhia aérea que hoje é a queridinha de muitos para rotas internacionais: a Qatar Airways. Essa posição é, de certa forma, compartilhada com os fãs da Emirates, que também ostenta cabines luxuosas em suas aeronaves, como a tão cobiçada Primeira Classe do Airbus A380.

Graças ao investimento em rotas no país e também a acordos de parceria com empresas como a LATAM e o programa de fidelidade Latampass, a Qatar Airways ampliou as possibilidades de conexão principalmente para quem sai do Brasil com destino a Europa, África e Ásia, passando pelo Oriente Médio. A empresa, que atua no mercado brasileiro há 12 anos, opera atualmente a rota regular de São Paulo (GRU) a Doha (DOH) e Doha a São Paulo duas vezes por semana, e deve ampliar para três frequências durante o período da Copa, que terá o Catar como sede.

O PRONTO PRA VIAJAR conversou com o gerente regional da Qatar Airways para a América do Sul, Renato Hagopian, que falou sobre a operação da empresa na região e a dedicação da companhia em prol da união de comunidades por meio de viagens e esportes, além do serviço de transporte aéreo. O executivo contou também sobre a alta ocupação das aeronaves e as ações previstas para a Copa do Mundo da FIFA, que terá a Qatar como companhia aérea oficial.

Renato Hagopian, da Qatar Airways

Embora a empresa não compartilhe dados sobre sua participação de mercado, a consistência do mercado brasileiro anima a Qatar Airways. É notório que a marca vem ganhando força no país, visto a qualidade do serviço que entrega desde as cabines econômicas. A premiada Qsuite, eleita a melhor cabine executiva do mundo, passou a ser o sonho de consumo de muitos “aviation geeks” (fanáticos por aviação). A facilidade na emissão de passagens da Qatar com pontos Latampass em tabela fixa claramente ajudou muitos consumidores a voar nessas cabines que oferecem até cama de casal e mais parecem uma cabine de Primeira Classe em alguns de seus Boeing 777 e 787. A empresa, no entanto, trata esse tema de forma mais institucional, assim como a polêmica pauta do mercado de milhas no Brasil.

Confira a entrevista:

Pronto Pra Viajar (PPV): Quanto em porcentagem a operação da Qatar Airways no Brasil representa atualmente no resultado global da empresa?

Renato Hagopian (RH): A Qatar Airways tem orgulho de voar a partir de São Paulo e fazemos isso há 12 anos. Embora não possamos compartilhar os resultados globais totais, o Brasil tem sido um mercado consistente para nossa companhia aérea e para o qual planejamos continuar operando.

PPV: Muitos brasileiros aproveitam a oportunidade de voar Qatar por conta da tabela fixa de emissões com pontos Latampass, fruto da parceria da empresa com a LATAM. Qual é o maior desafio da Qatar para ampliar o número de assentos pagantes a partir do Brasil?

RH: Na Qatar Airways, temos orgulho de nossa rede global e das parcerias que temos com outras companhias aéreas, incluindo a LATAM. Nossos voos continuam lotados fora do Brasil e estamos felizes em fornecer mais conectividade por meio de nossas parcerias aéreas.

PPV: Qual é a opinião geral da Qatar sobre o mercado de pontos e milhas, que é tão presente e utilizado pelos consumidores brasileiros?

RH: Estamos orgulhosos de usar a moeda global da aviação, a Avios, para pontos e milhas para a Qatar Airways. Com nossas outras companhias aéreas parceiras globais, os passageiros podem trocar pontos e utilizá-los para aproveitar nossa rede global.

PPV: Quais são os planos de expansão de operação da Qatar no Brasil em curto e médio prazos?

RH: A partir de agora, operamos dois voos diários partindo de São Paulo e estamos aumentando as frequências durante a próxima Copa do Mundo da FIFA no Catar, lembrando que esta será a primeira vez que o evento será realizado no Oriente Médio. Estamos orgulhosos de receber e acomodar os torcedores brasileiros com mais vôos diários.

PPV: A Qatar é uma empresa reconhecida por sua tradição em parcerias ligadas ao esporte. Quais são os planos da empresa para a América do Sul nesse tipo de ação?

RH: Na América do Sul somos a Companhia Aérea Patrocinadora Oficial da CONMEBOL Libertadores. A Qatar Airways está sempre aberta a novas oportunidades em todas as regiões do mundo.

PPV: Qual a frota atual da Qatar nas rotas que operam na América do Sul e quais classes de cabine estão disponíveis? Existe plano de mudanças em curto prazo?

RH: Atualmente, estamos operando voos diários duplos entre GRU-DOH no B777-300. Durante a Copa do Mundo 2022, operaremos voos triplos diários.

PPV: Voar na nova cabine Qsuite é o sonho de consumo de muitos apaixonados por aviação. Como você descreveria essa experiência ao cliente que ainda não teve essa oportunidade?

RH: Nossa premiada Qsuite, um produto patenteado da Qatar Airways, oferece uma experiência e preço de Primeira Classe na cabine da Classe Executiva. A Qsuite apresenta a primeira cama de casal do setor na Classe Executiva, bem como painéis de privacidade que podem ser guardados, permitindo que os passageiros em assentos adjacentes criem seu próprio quarto privativo e mantenham o distanciamento social, sendo o primeiro produto desse tipo no setor.

PPV: Quais as principais ações com clientes a Qatar vai realizar durante a Copa do Mundo da FIFA?

RH: A Qatar Airways tem orgulho de ser a companhia aérea oficial da Copa do Mundo FIFA 2022 e de trazer o evento esportivo mais prestigiado do mundo para o Oriente Médio pela primeira vez.

A companhia aérea se dedica a unir comunidades por meio de viagens e esportes, e a Copa do Mundo da FIFA nos oferece uma oportunidade fantástica de fazê-lo, já que esperamos trazer centenas de milhares de fãs para Doha.

Temos incentivado os torcedores a comprar seus pacotes de viagem para a Copa do Mundo da FIFA para assistir às partidas e torcer pela sua seleção favorita. A Qatar Airways oferece pacotes de viagem que são a maneira mais fácil para os torcedores organizarem sua viagem de uma só vez, e recentemente adicionamos mais pacotes para algumas regiões, mas os ingressos estão se esgotando rapidamente.

Os fãs de todo o mundo podem confiar em nosso serviço de classe mundial para desfrutar desta jornada única na vida do início ao fim.

Em relação às nossas operações, em um movimento inédito, a Qatar Airways vai alterar suas operações em novembro e dezembro, partindo do modelo hub-and-spoke (onde o trajeto de um destino a outro é feito com uma conexão em um ponto intermediário, no nosso caso, em Doha) para o modelo de ponto a ponto (tornando possível ir de um destino ao outro sem a necessidade de passar pelo ponto intermediário) para facilitar os trajetos dos torcedores de futebol.

Related post