TAAG aposta em rotas mais rápidas e estratégicas entre as Américas e China
Ela pode até não estar no topo da sua lista de companhias aéreas mais conhecidas, mas a TAAG Linhas Aéreas de Angola vem conquistando espaço e surpreendendo muito os viajantes — com voos diretos do Brasil, serviço de qualidade e planos ambiciosos que vão muito além do continente africano.
Em entrevista exclusiva ao Pronto Pra Viajar durante a WTM Latin America, em São Paulo, o diretor de vendas e distribuição da TAAG, Antonio Mutondo, revelou os próximos passos da companhia para fortalecer sua presença global — com foco especial no mercado brasileiro.
Entre os destaques, está a chegada das novas aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner nas rotas entre Brasil e Angola, oferecendo mais conforto, eficiência e capacidade. Mais detalhes dessa estreia você confere no final dessa matéria.
A inauguração do novo Aeroporto Internacional de Luanda, equipada com modernas salas VIP para voos domésticos e internacionais, também marca um novo capítulo na experiência do passageiro da companhia africana.
Mas a grande aposta da TAAG vai muito além da infraestrutura: segundo o executivo, a companhia está pronta para disputar com força a ligação entre as Américas e a China, posicionando a rota Luanda–Guangzhou como uma alternativa mais rápida, estratégica e competitiva às conexões tradicionais. Para quem parte do Brasil, a novidade pode representar não só economia de tempo, mas também um excelente custo-benefício — abrindo um novo corredor aéreo com potencial de transformar o panorama das viagens intercontinentais.
Confira a entrevista na íntegra:
PPV – A TAAG apresentou algumas novidades ao mercado recentemente, como a inauguração do novo aeroporto em Luanda, novas salas VIP, novas aeronaves. Conte um pouco sobre o que mais vem por aí.
AM – Sim, temos grandes novidades. Começamos o ano com a chegada de novos aviões. Temos um novo aeroporto que foi inaugurado já há um ano, mas as operações começaram recentemente. Todas as nossas operações domésticas já estão no novo aeroporto. Temos dois voos regionais também no novo aeroporto. E em breve, talvez daqui a dois meses, teremos toda a operação internacional do novo Aeroporto Internacional Doutor António Agostinho Neto (NBJ).
Com relação aos aviões, recebemos o Boeing 787-9 Dreamliner que chegou recentemente com uma linda e nova pintura. Esse é um avião que vai substituir os nossos Boeing 777, e tem uma configuração diferente. Nós vamos retirar a nossa Primeira Classe e incluir a classe Premium Economy. Algo que não tínhamos antes, que vai ser novo. Então teremos as classes Economy, Premium Economy e Business. É um avião moderno, de última tecnologia.
Também temos os Airbus A220, que fazem nossos voos regionais na África. Nós queremos dar o melhor serviço aos passageiros, ou seja, teremos a combinação de um Dreamliner com um A220 para os passageiros que saem de São Paulo. As conexões para a Europa serão no Dreamliner ou no 777.
PPV – E podemos esperar novidades para conexões com a Europa?
AM – Europa, estamos estudando um segundo destino ainda para esse ano, já que temos atualmente apenas Lisboa, em Portugal. Na África, estamos bem consolidados na África Oeste. Vamos nos posicionar um pouco no centro da África também com alguns destinos que saem esse ano.
PPV – Conte um pouco como ficaram as novas salas VIP da TAAG em Angola no novo aeroporto.
AM – Sim, temos duas salas VIP no aeroporto Doutor Agostinho Neto. Uma que vai cobrir os voos domésticos e a outra os voos internacionais. É uma sala que nós queremos dar aos passageiros de Classe Executiva, porque eles merecem. É uma sala luxuosa, assim podemos dizer.

PPV – Recentemente a TAAG anunciou que está se adaptando a cultura do mercado financeiro brasileiro e agora oferece parcelamento direto de pagamento. Em que momento vocês encontraram essa necessidade?
AM – O parcelamento é algo normal aqui no Brasil. Nós, durante várias reuniões, inclusive com agências de viagem, sentimos a necessidade do parcelamento. Confesso que é algo que nós em Angola não temos ainda. Mas daí houve a necessidade de implementarmos, já está em operação há mais de seis meses, seja para as agências ou para os nossos canais diretos, e tem tido bastante adesão.
PPV – Hoje, pode-se dizer que as vendas da TAAG são mais parceladas?
AM – São mais parceladas, sim, mais parceladas.
PPV – Então foi uma mudança positiva?
AM – Foi uma mudança positiva e que demorou para implementarmos, mas precisávamos perceber como era a dinâmica. E fruto do parcelamento no Brasil, já vamos levar o parcelamento para outros mercados. Angola é um dos mercados que brevemente teremos o parcelamento também. Replicamos o modelo brasileiro a outros mercados.
PPV – Falando agora um pouco de futuro. Daqui para o final do ano, o que podemos esperar de novidades da TAAG além dessas que você já contou?
AM – Agora para o futuro é a operação toda do novo aeroporto para junho, a chegada de mais um Dreamliner agora entre julho e agosto. Já temos dois A220, chegam mais dois até o final do ano. E novas rotas.
Como eu dizia, vamos propriamente para a Ásia. E a Ásia é super importante para nós. Vamos falar em China. Principalmente para facilitar a conexão entre a América e a Ásia via Luanda.
PPV – Via Pequim?
AM – Não, Guangzhou. Temos aqui um segredo, como eu digo: geograficamente, nós somos o ponto mais rápido para chegar na China, saindo da América para a China, então o Brasil é o ponto mais rápido de passar.

PPV – Tem a Ethiopian Airlines também, que concorre nessa rota, não?
AM – Concorre sim, mas nós temos um caminho muito mais rápido para fazer. O nosso caminho é muito mais rápido. Então, temos essa vantagem. Estamos próximos do Brasil, seis horas e poucos minutos. E depois temos mais umas doze horas para chegar na China. Então teremos essa conectividade e vamos fazer de modo rápido para conectar a América à África e a América à Ásia.
Boeing 787 Dreamliner da TAAG iniciou operações essa semana
Na última segunda-feira (12), a TAAG celebrou a chegada do Boeing 787-9 Dreamliner no Brasil. Incorporado à frota da companhia em regime de leasing em janeiro deste ano, o modelo fez sua estreia oficial em solo brasileiro. São Paulo (GRU) será o primeiro destino intercontinental operado pela aeronave.
O Boeing 787-9 Dreamliner é o primeiro de um total de quatro unidades encomendadas pela TAAG e representa um marco importante no plano de modernização da frota. O modelo, já em operação comercial desde março em Angola, pousou pela primeira vez em solo brasileiro e partiu para Luanda no mesmo dia.
A aeronave conta com capacidade para 313 passageiros, sendo 16 assentos na Business Class (classe executiva) e 297 distribuídos entre as classes Econômica e Premium Economy. A configuração da cabine é de 1-2-1 em Business Class, 2-3-2 em Premium Economy e 3-3-3 em Econômica.

Com design inovador, o 787-9 oferece mais conforto, espaço na cabine, eficiência no consumo de combustível, além de menores níveis de ruído e emissões, alinhando-se às melhores práticas de sustentabilidade da aviação moderna.
Decorado com o novo branding da TAAG, o Boeing 787-9 será uma peça-chave nas operações intercontinentais da companhia, oferecendo mais versatilidade e disponibilidade para atender ao crescimento da demanda de passageiros e às necessidades do mercado.